Por que contratar um serviço de conciliação de cartões?

Para ter controle de suas vendas, pagamentos, taxas e saber se de fato está recebendo tudo aquilo que foi vendido.

A conciliação automatizada das operações das máquinas de cartões é fundamental para identificar taxas incorretas, vendas duplicadas, cancelamentos, chargebacks e cobranças indevidas. Alguns estabelecimentos tentam fazer a conciliação de forma manual, isto demandando muito tempo e trabalho operacional, pois é necessário entrar no portal de cada adquirente para conferir suas vendas, e em alguns casos as informações estão distorcidas ou ocultas, o que impossibilita a conciliação completa. Além do mais, a conciliação manual está suscetível a erros humanos.

Existem sistemas online de conciliação de cartões que permitem unificar todas as adquirentes em uma única plataforma, sendo possível auditar todas as suas vendas e se houveram divergências nos valores registrados, conferindo todos os dados de cada transação. Permite fazer a análise de todas as informações referentes aos pagamentos e a conferência detalhada de todos os débitos. Também é possível fazer a conciliação de todas as taxas que estão sendo aplicadas pelas adquirentes confrontando com todas as taxas contratadas pelo estabelecimento. Finalizando com a conciliação bancária, que consiste em confrontar a previsão de pagamento informada pela adquirente com os créditos identificados nos extratos das contas bancárias da empresa, demonstrando as vendas pagas e vendas em aberto.

Dicas para escolher o melhor software de conciliação de cartões:

– Quais adquirentes, vouchers e meios de pagamentos o sistema possui homologação, de forma que concilie todos os cartões aceitos em seu estabelecimento.

– A demanda da sua empresa, ou seja, o volume de transações que você precisa conciliar e o modelo de cobrança do software (por transação ou mensalidade fixa). 

– Além da conciliação de vendas e taxas, é importante validar se o sistema também permite fazer a conciliação bancária, para conferir se os pagamentos informados pelas adquirentes estão sendo depositado corretamente em sua conta bancária.

– A usabilidade do sistema, ou seja, o quão fácil e intuitivo é usar o software no dia a dia, sem precisar de treinamentos longos ou complexos. 

– O suporte disponibilizado pelo fornecedor, ou seja, a qualidade e a disponibilidade do atendimento em caso de problemas ou dúvidas com o software.

– Os relatórios gerados pela plataforma, ou seja, as informações e os indicadores que ele oferece para auxiliar na gestão financeira e contábil da sua empresa.

Compartilhe: